Monday, July 03, 2006

Tommy - The Who

Normalmente os sites especializados em músicas fazem resenhas de shows e discos, mas destes últimos é difícil achar resenhas para discos antigos. Na verdade não é tão difícil de achar essas resenhas, o difícil é achar uma resenha sem contar com a tal nostalgia. Digo isso porque é fácil falar de um disco que todo mundo conhece à exaustão, ou você mesmo conhece muito bem e sabe que o disco foi – ou ainda é – um enorme sucesso. Por exemplo, é fácil para mim falar bem do Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band já que é só elogiar para parecer o maior crítico musical.

Estou falando disso porque tive acesso à alguns discos nessas últimas semanas que mesmo sabendo que já foram um sucesso ouvi pela primeira vez, sem conceitos pré-concebidos.

Um desses discos é o Tommy do The Who. Disco lançado em 1969. É um disco conceitual e, a exemplo do The Wall, tem até filme. Eu ainda não assisti já que o e-Mule está um lixo e não consigo baixar nada com rapidez. A versão cinematográfica do disco no entanto é um pouco diferente em relação à história do disco, mas o filme tem no elenco além dos integrantes do The Who, Eric Clapton e Elton Jonh.

Aliás, esse disco tem muitas similaridades com o The Wall. Para começar ele fala de um garoto – Tommy – que perdeu o pai na guerra, como o garoto Pink e após um sequência de traumas fecha-se para o mundo.

Eu nunca tinha tido ouvido o The Who, apenas conhecia a música "My Generation" já que o Iron Maiden lançou um single em que fazia parte um cover dessa música. E para falar a verdade não tinha gostado muito da primeira vez que escutei a versão original.

Musicalmente o disco é muito bom. Desde a primeira audição a música é assimilada. Isso é muito raro acontecer. Acho que o único disco que gostei de cara foi o Theatre of Fate do Viper. Por se tratar de um disco conceitual a música muda muito de clima e existem música de menos de um minuto intermeadas a músicas mais longas. Para mim cito como destaque a música "1921".

Para aqueles que gostam de Rock Progressivo e também para aqueles que gosta de Rock esse disco é extremamente recomendável.

2 comments:

Anonymous said...

¬¬

QUE MERDA DE RESENHA É ESSA ?
ENTÃO TOMMY PERDEU O PAI NA GUERRA?
VOCÊ ENTENDEU MESMO AS LETRAS ?
O PAI DO TOMMY FOI MORTO PELO UNCLE FRANK, AMANTE DA MÃE DELE, NA FRENTE DO MENINO, POR ISSO O TRAUMA.

QUALQUER MANÉ ESCREVE O QUE QUER MESMO NESSA INTERNET

TOME VERGONHA NA CARA E DESISTA, VOCÊ NÃO SERVE PRA ISSO

PRIMEIRA E ÚLTIMA VISITA NESSE BLOG DE MERDA !

¬¬

Fernando Bueno said...

Amigo visitante....se vc nao sabe o filme e o album tem roteiros BEEEMMMM diferentes....