Monday, September 25, 2006

Corinthiano x santista? Voto no santista

No próximo domingo temos as eleições para deputados, senador, governador e presidente. Tenho canditado definido desde o final das eleições de 2002; seria o candidato que disputasse contra o Lula. Em 2002 eu estava no último ano de faculdade e tínhamos discussões sobre os candidatos. É claro que nossos argumentos contra os lulistas lembravam que o Lula não tinha esperiência nenhuma, que era ignorante, que não sabia nem falar inglês. Claro que os lulistas falavam que era a vez dele, que ele iria mudar tudo e que o PT era a salvação para o Brasil.

Como todos sabem Lula ganhou aquela eleição e desde então muitas coisas mudaram, principalmente em relação os argumentos dos lulistas. A vez do Lula já passou, ele não mudou praticamente nada e o PT definitivamente não é a salvação do Brasil. Por outro lado a experiência que o Lula ganhou é válida, mas ele continua ignorante e não sabe, até hoje, falar inglês.

Admito que depois dos resultados de 2002 fiquei com uma certa esperança que as coisas poderiam melhorar, porque uma coisa eu digo; ninguém pode falar que todos não achavam que o Lula era bem intencionado e que poderia ser sim um bom presidente, ele não tinha preparo nenhum, mas poderia dar certo. Não deu certo, até porque tudo o que aconteceu de bom foi que ele não mudou certas políticas que já estavam sendo praticadas pelo Fernando Henrique e elas se mostraram eficientes depois de um prazo maior. Um setor que foi bastante prejudicado no mandato de Lula foi a Agricultura, que batia recorde em cima de recorde até 2002 e depois só caiu.

Não deu certo por que o Lula não separava o mandato dele do partido até todos os escândalos surgirem. Depois disso acabou a história que o PT estava mudando o Brasil. Tudo começou a ser vinculado com a imagem do Lula e não do PT.

Uma das coisas que mais me irritavam era que o Genoìno, que tinha perdido as eleições para governador, após receber como prêmio de consolação a presidência do partido falava como se tivesse um cargo no governo. Isso acabou sendo incorporado por todos os petistas, eles falavam que ‘eles’ estavam mudando o Brasil.

Depois de tudo que foi divulgado sobre o próprio Genoíno, Palocci, José Dirceu, Delúbio, Valério e todos os outros, não sei como os brasileiros ainda podem ter coragem de votar no Lula. Ele foi conivente com tudo o que aconteceu e ainda tem crédito. Sei que quase a totalidade dos eleitores dele são de pessoas sem informação que apenas votam pensando na esmola que recebem mensalmente. Aliás, essa esmola foi criada pelo Fernando Henrique com outros nomes, o Lula apenas unificou tudo. A impressão que tenho é que os militantes e simpatizantes do PT que brigavam até 2002 por ele não têm humildade de assumir que estavam errados e que apoiavam a pessoa errada. Aliás, humildade a totalidade do PT nunca teve. É só ver a Marta Suplicy.

Eu sempre votei no Suplicy, mas nunca mais voto. Só se ele sair do PT. Antes eu votava nas pessoas e nunca me preocupei com o partido. Agora continuo assim, desde que o candidato não seja do PT.

É triste ver que o Lula tem chances de ganhar já no primeiro turno . Minha esperança é que tenha segundo turno, aí sim acho que as coisas podem mudar. Ainda tenho esperanças que as pesquisas tenham sido manipuladas e que não representem a vontade de todos. Particularmente não conheço muitas pessoas que votarão no Lula, por isso tenho esperanças.

O foco do blog não é política, mas não podeia deixar de escrever sobre isso. Mas para não dizer que não falei de futebol achei que faltou um pouco de coragem para o Leão. Estou gostando dele como técnico, mas acho que ele errou nas substituições. Eu tiraria o Rafael Moura, que não faz e nunca fez nada, ao invés do Roger, e colocaria o Carlão. O Carlos Alberto seria deslocado para o ataque e o time continuaria com os jogadores que sabem jogar. No próximo jogo contra o Santos é a grande chance do CORINTHIANS ganhar um clássico, coisa que não aconteceu ainda esse ano.

Para falar a verdade eu até trocaria uma derrota do CORINTHIANS para o Santos por uma derrota do corinthiano Lula para o santista Alckmim.

2 comments:

Joao Guandalini said...

Estamos num mar de desesperanca, na verdade eu acho que sei o porque do Lula estar bem nas pesquisas... Ele é a personificacao do jeitinho brasileiro, do cara que se arranjou uma boca e entrou no esquema, aquele pensamento de levar vantagem, de virar funcionario publico pra nao fazer mais nada o resto da vida, o pensamento mesquinho, curto e sem muitos anseios... Triste mas somos um pais em que a grande maioria quer achar a sua boquinha pra sossegar... Anarquia!

Anonymous said...

Nossa... me desanimo td vez q vejo a propaganda eleitoral gratuita e vejo o Sr. Presidente conseguindo enrolar o povo. A maioria da populacao vai msm acreditar q ele é um "songa-monga" (rs) e q, coitadinho, nao sabia de nada msm, nem nesse escandalo do dossie qto menos nos outros. Mas pra mim, independente dele saber ou nao (eu acho q ele sempre soube), o fato de td isso estar acontecendo embaixo das vistas dele só prova q ele é incompetente para o cargo q exerce e, portanto, nao merece estar lá.
É um absurdo tb ele querer se comparar com Jesus Cristo... fala sério! Ngm merece! Ele se acha demais.
Se eu fosse falar tds os defeitos q encontro nele como presidente ficaria aqui paginas a fio, mas como esse nao é o proposito (pois senao teria q fazer o meu proprio blog) só tenho q dizer q concordo em numero, genero e grau.
Infelizmente, como em tds as outras eleicoes, terei q justificar ja q eu voto em RO. Uma pena q um voto pro Alckmin ja será perdido, mas acredito q talvez poderemos ter uma surpresa no domingo. Que assim seja!
FORA LULA!!!!!!