Tuesday, March 17, 2009

IRON MAIDEN...Fantástico!!!

Manaus, 12 de março de 2009
Show histórico, afinal é a primeira vez que uma cidade do norte do país recebe uma banda como o Iron Maiden. Tá bom...a cidade já viu Scorpions, Whitesnake, Helloween e outras bandas do mesmo nível. Mas não do nível do Iron Maiden, já que esta é a banda ícone do Heavy Metal. Esse show para mim será um divisor de águas para Manaus. O sucesso desse show garantirá outros no futuro. E esse era o motivo da preocupação de todos que ficaram na fila durante o dia. Afinal a chuva torrencial fez com que os fãs deixassem para a última hora sua chegada no Sambódromo. E a gente se perguntava: "será que o show vai ser vazio?". Ledo engano.
Já na chegada em Manaus quando o avião pousou e os passageiros conseguiram avistar o Ed Force One foi uma comoção. Todos (os fãs) levantaram para tirar fotos e as aeromoças não conseguiram impedir o ímpeto dos ansiosos fãs. Entre os passageiros que não estavam alí pelo show ouvia-se murmúrios do tipo: "eles têm um avião?!?!", "então eles são famosos mesmo!!" e outras coisas do tipo.
De Rondônia foi um grande número de pessoas. Fazendo a conta por cima acho que dava umas 60 pessoas. Não parece muita coisa, mas temos que considerar que a dificuldade de conseguir ter uma folga do emprego, pagar passagens, hotel, táxi e outroas despesas inviabilizaria muitas pessoas de irem. E uma boa parte dessas pessoas de Rondônia chegaram cedo no dia do show dando a oportunidade de ficarem colados à grade da ala SUPER VIP. Ficamos lá, abraçados à grade desde as 18:00 h. Durante um bom tempo foi desncessário já que como falei muita gente deixou para chegar mais próximo ao horário do show, mas mesmo assim valeu ter ficado sem comida, sem cerveja e sem ir ao banheiro.
Antes do Iron Maiden teve o show da Lauren Harris, a filha do "hómi" . Uma incógnita! Já poucos que estavam presentes conheciam as músicas da moça. Chegaram a me falar que parecia a Avril Lavine, mas após o show achei que a única semelhança é que elas são garotas, já que o som é bem diferente. E para falar a verdade não achei o som ruim não. Até baixei o disco dela e prometo escutar com carinho. Afinal devemos isso ao Steve Harris. Porém mesmo ela sendo filha dele não acho válido ela abrir shows da banda devido ao tipo de som ser bem diferente. Isso pode ser uma curiosodade agora, mas no futuro os próprios fãs comecarão a perder o respeito o pode haver vaias. Outro fato é que ela nunca vai ter o seu público, já que dificilmente alguém que acompanha o Iron Maiden vai ter interesse.
Depois disso foi só expectativa. O Iron tem a característica de variar pouco o set list de show para show. Todo mundo sabia que música seriam tocadas a até mesmo a ordem das música. Mas ninguem ligou para isso na hora. Após o Churchill´s Speach, famoso discurso do beberrão ex-primeiro ministro inglês, Aces High dá início a uma lista de clássicos absolutos do Heavy Metal. Do set list que a gente conhecia apenas duas mudanças, que a meu ver feita especialmente para o Brasil já que em São Paulo e no Rio de Janeiro também foi igual, Children of a Damned e Phanton of The Opera. Inacreditável!!!
Impressiona o quanto os caras parecem que curtem o show, mesmo após décadas tocando as mesmas músicas. Steve Harris canta em off todas as músicas e todas as passagens parecendo que essa é sua primeira turnê. Nesse show mesmo os reconhecidamente mais tímidos Adrian Smith e Dave Murray pareciam estar bastante animados. Nicko McBrain escondido pela bateria aparecia as vezes e Janick Gers é um caso a parte. Ele deve ficar quebrado após os shows já que o que ele pula e salta, gira, joga e brinca com a guitarra não é pouco. Sobre o Bruce Dickinson não há nem o que falar. O cara nasceu 20 anos antes de mim e tem o dobro do fôlego que eu.
Já tinha assistido à banda em outras ocasiões. A última tinha sido no Rock In Rio e provavelmente esse foi o show que mais aproveitei. Em outros shows ficava mais preocupado com o empurra-empurra do que com o show. Como fiquei junto à grade não me preocupava com isso. É claro que o aperto foi sentido e muito, mas isso não foi nada comparado ao prazer de ver esses caras tão de perto.
- Matéria do Jornal Hoje sobre o show de Manaus
(notem aos 2:27 no lado direito)

2 comments:

Anonymous said...

Muito bem relatado. A medida que fui lendo...é como se estivesse lá novamente.
Aos que forem abrir o link com a reportagem do Jornal Hoje...atentem para a gafe da repórter desinformada...quando passou pelo camarim...
_ Aqui eh o camarim DO lauren harris... a mulher achou q era um homem...mal sabia que se tratava da filha do dono...!

Anonymous said...

Fala Fernando, só agora pude ler com calma seu post, estou na correria. Simplesmente ANIMAL!!!