Monday, July 28, 2008

Mais Vendidos e Piores Capas

Estava lendo o blog do Merlinus & Samantha “Poções do Progressivo” (link ao lado) e vi um comentário sobre o quarto disco do Led Zepellin. Ele comenta a estranheza que causa um disco que foi tão vendido na Inglaterra não ter conseguido o mesmo sucesso nos Estados Unidos. Claro que esse sucesso que estou falando é o primeiro lugar, já que é quase uma loucura falar que esse disco não teve sucesso.

Como curiosidade coloquei no Google: ‘Discos mais vendidos de todos os tempos”. Apareceram diversas listas e o que me surpreendeu é que quase todas elas são diferentes. Cada uma delas é feita por um órgão e essa é a explicação, mas será que não é possível ter os dados corretos?

O Thriller do Michael Jacson aparece tendo vendido 25 milhões em uma lista, 26 em outra e 22 em uma outra, mas a maior diferença é o Greatest Hits do the Eagles que entre uma lista e outra existe uma diferença de 6 milhões. Isso já acho que é absurdo. Esse mesmo disco aparece em primeiro, segundo e terceiro lugar em listas diferentes. Na verdade acho que acaba tudo sendo classificado no chute.

Desde moleque, quando a gente se interessa por histórias e lendas do rock, ouvi que a gravadora do Dark Side of the Moon, disco que ficou por uns 10 anos na lista dos mais vendidos, construiu uma fábrica só para esse disco. Só que vendo essas listas fico imaginando que a gravadora deveria ser pequena porque nunca ouvi falar que existiu uma fábrica para o Thriller, para o Led Zepellin IV, todos com vendas maiores que o do Pink Floyd. E como um disco que vendeu bem durante tanto tempo SÓ vendeu 15 milhões? Também vi lista que colocava o The Wall como tendo vendido 23 milhões e outras que ele nem aparece entre os 20 primeiros.

Outro ponto que estranhei é que essas listas são feitas todas nos Estados Unidos. Não consegui achar uma feita pelo mercado inglês. Como todo mundo sabe que o volúvel mercado americano é controlado pelo que as gravadoras querem que venda, não dá para acreditar em nenhum dado.

O meu intuito era colocar a lista dos 20 discos mais vendidos de todos os tempos mas agora que não consigo acreditar em nenhum dados vou mudar. Pensei em colocar os piores baseados na minha opinião. Como isso não mudaria a vida de ninguém e também não sei se existem 20 coletâneas de sertanejo e pagode resolvi colocar as piores capas de discos que encontrei, já que agora eu tenho que terminar meu post de algum jeito...
Lá vai:



Esse título poderia ser de alguma "música" de funk carioca

Que bonitinho!!! Ventrílocos...Ótimo disco para se dar para os sobrinhos pequenos. Iria fazer sucesso com a família.

Quem será que está mais próximo do abate?

Troféu bom gosto!!!

The Cure!!! The Smiths !!! Que nada!!!

2 comments:

Merlinus said...

Hi Fernandão!
Só como esclarecimento adicional, vou colocar o paragrafo da fonte que utilizei ao postar este ALBAAAAÇO do Led:

"IV dominou a tabela de álbuns no Reino Unido, mas só conseguiu o segundo lugar nos USA, e Black Dog só chegou a número 12, o que é estranho, dado o estatuto do álbum como o segundo mais vendido da década e o quarto de todos os tempos, tendo alcançado a estupenda marca de 22.000.000 milhões de cópias vendidas na década de 70.
fonte: Hamish Champ - The 100 Best-Selling Albums of the 70s"

abraços do Mago...

Groucho KCarão said...

Nera pra ser as 20 melhores capas, não?! A capa dum disco do Led, acho q é o III é uma das PIORES!!! Axé.