Tuesday, August 19, 2008

Brasil...Ouro do Chororô Olimpico !!!

Para não passar em branco e também para aproveitar o assunto do momento darei meu pitaco olímpico. Escrevo logo depois da derrota do Brasil para a Argentina no futebol masculino, mas sobre o futebol vou falar só no final.

É sabido que o Brasil em relação à política de esportes é uma piada. Hoje praticamente não temos aulas de educação física como se tinha a vinte anos atrás. Porém, a vinte anos atrás as aulas de educação física se limitavam a dar uma bola para a criançada correr atrás. Claro que essa bola era de futebol e raramente tínhamos basquete e vôlei. Algo muito importante era que as meninas, que na época não jogavam futebol por puro machismo, ficavam à beira da quadra pulando corda, jogando peteca, ou outro esporte não-olímpico. Ou seja, não eram preparadas para praticar nenhum esporte e isso certamente tem a ver com o fato das mulheres praticarem menos esporte que os homens hoje no Brasil, segundo pesquisa divulgada na televisão à alguns dias.

Bem, problemas políticos à parte, alguns podem dizer: mas o Brasil não tem muitos atletas que podem ganhar ou que disputam em alto nível? Sim, tem e muitos. Mas quase que na totalidade são os próprios atletas que financiam seus treinamentos. Por isso temos essa enorme discrepância em relação aos atletas de alto nível com os atletas de menor expressão.

Podemos usar o Panamericano como exemplo e veremos que as medalhas que o Brasil ganhou foram com os melhores atletas brasileiros, enquanto que os Estados Unidos enviaram uma delegação Série B para o Pan. E mesmo assim ganharam mais medalhas que o Brasil. As classificatórias americanas para a disputa de Olimpíadas são mais disputadas que o Panamericano. Isso nos faz mensurar a diferença existente entre o que acontece no Brasil. Mas tem outro lado: quando os brasileiros ganham nesses esportes a vitória é engrandecida por tudo isso. O cara tem que lutar contra tudo o que atrapalha além dos atletas adversários.

Com esse cenário posso entrar no que realmente queria dizer nesse meu post. O Brasil possui bons e ótimos atletas? Sim, sem dúvidas. Mas o problema é que possuem só esses, assim quando temos uma competição de alto nível o Brasil todo fica em cima apenas de alguns. É o caso da Jade Barbosa, do Diego Hipóllito, da Daiane dos Santos, dos judocas e de todos os outros atletas que praticam um esporte olímpico no país do futebol. A pressão sobre esse atletas é muito grande e isso atrapalha o rendimento deles. Nos Estados Unidos e na China, se um não está bem outro entra também como candidato à medalhas. Isso divide um pouco a pressão.

A solução para o Brasil seria o acompanhamento psicológico dos atletas de ponta (a mais imediatista) e o incentivo à prática de esporte desde cedo (a mais complicada).

O que mais me incomodou foi o “chororô” dos atletas. A cada derrota aparecia alguém chorando. Isso é coisa de quem não sabe perder.

Tenho que falar também dos esportes que o Brasil é potência: Vôlei e Futebol. No primeiro não temos o que falar contra. O Brasil está tão bom nesse esporte que mesmo perdendo ainda está bom já que ultimamente tem ganhado quase tudo. O problema é no futebol. Até quando os desmandos de dirigentes, teimosia de técnico inexperiente, abandono de jogadores e falta de vergonha geral vão atrapalhar o nosso amado esporte bretão? No começo das Olimpíadas não sabia se torcia contra ou a favor porque sabia que em caso de vitória o Dunga continuaria e o Ricardo Teixeira teria desculpa para ficar mais 20 anos no cargo. Mas é claro que basta a bola rolar que acabamos torcendo a favor. Com a derrota pelo menos podemos ter esperanças de mudanças para melhor.

4 comments:

Anonymous said...

Concordo com quase tudo que você escreveu nesse post. Só não concordo muito com a parte do "chororô". Não acho que seja porque eles não sabem perder, mas sim por conta da grande frustração. Imagina que o cara treina anos e anos por aqueles poucos minutos ou mesmo segundos e por um mero escorregão bota tudo a perder. Deve ser muito ruim, não sei se eu seguraria as lágrimas... se bem que eu detesto perder. heheheh
Falando nisso, hoje meu pai tava me contando que nos torneios de tiro sulamericanos, as equipes de países como o Chile tem um suporte muito melhor que a equipe brasileira. Os atiradores brasileiros tinha que se preocupar com tudo, enquanto os chilenos só tinham que chegar lá e atirar. QUem sabe se a Fabiana Murer fosse de outro país a vara dela não tivesse sumido... Posso estar falando besteira, mas parece que nossos atletas estão lá abandonados a própria sorte.
Mudando de assunto, quando vai voltar a se falar de música nesse blog?
Abraço.

Fernando Bueno said...

Claudio

Valeu a visita.
Sobre música estou querendo escrever o próximo post. Já estava até escrevendo, mas achei esse mais adequado para o momento...

Valeu...

Fernando Bueno said...

Ahhh...

Sobre o chororô eu acho que tem sim a frustação, mas essa frustação é gerada pela expectativa do país em relação ao atleta. Ele sabe o que pode render e que não pode falhar...

Anonymous said...

Olha uma lista de baixistas:
http://memoriasdeumperdedor.blogspot.com/2008/08/melhores-baixistas-do-mundo.html