Thursday, July 06, 2006

Recomendações I

O Rock Progressivo é um estilo muito rico, mesmo para quem restringe bastante suas opções. Pink Floyd, Genesis, Marillion, Yes, Emerson Lake and Palmer e atualmente o Dream Theater são os expoentes mais conhecidos e muitas vezes as pessoa acbam gostando ou não do estilo depois de ouvir essas bandas. Porém existe uma infinidades de bandas desconhecidas pelo público em geral que percebemos que as bandas citadas acima só são as mais conhecidas e não necessariamente as melhores ou as únicas que fazem algo de qualidade.

Coloco aqui abaixo um lista de cinco discos essenciais para quem gosta de Rock Progressivo, porém de bandas que não são comentadas por todos, os famosos ilustres desconhecidos0. O King Crimson talvez deveria ser citado junto com as bandas mais famosas mas decidi colocar assim já que essa banda não tem o real reconhecimento por parte de todos. Também dei ênfase ao Progressivo Italiano já que, juntamente com os ingleses, eles são os maiores ícones desse estilo. Claro que o número de bandas inglesas de qualidade é muito superior ao das bandas italianas, mas a qualidade das melhores bandas italianas é comparável às inglesas. O Eloy é exemplo de que não existe Rock Progressivo apenas em terras britânicas ou ou no país da bota.

Quem se interessar posso passar todos esses discos e se quizerem mais um monte de outros. Espero que quam ouvi-los goste.


Le Orme – Elementi (2001)

Essa banda é um dos três pilares do Rock Progressivo Italiano, junto com Premiata Forneria Marconi e Banco del Mutuo Soccorso. Quando escutei esse disco achei que seria mais um lançado na abençoada década de 70. Sua sonoridade e qualidade remetem mesmo à época de ouro do Rock Progressivo. São quatorze músicas sobre os quatro elementos da natureza, terra, água, ar e fogo. Têm todos os “elementos” do Rock Progressivo, mudança de ritmo, partes instrumentais muito bem elaboradas, repetições de uma mesma melodia em várias músicas e sem intervalos entre as músicas. Excelente ítem para qualquer coleção de Progressivo.
Outra opção da mesma banda: Felona e Sorona (1973)


King Crimson – In The Court of Crimson King (1969)

Considerado por muitos como o primeiro disco de Progressivo de todos os tempos. Quem diz isso não considera os disco Sgt. Peppers Lonely Heart Club Band e The Piper of the gates of Dawn como discos de Rock Progressivo e sim como Rock Psicodélico, mas essa discussão fica para uma outra hora. Existe uma curiosidade nesse disco que é um total silêncio de enorme duração na faixa Moonchild. Quem cantava nessa época era Greg Lake que depois formaria o Emerson, Lake and Palmer. O destaque vai para a música título.
Outra opção da mesma banda: Lizard (1970)


Premiata Forneria Marconi – Storia di um Minuto (1972)

Primeiro disco de Rock Progressivo Italiano que ouvi e tenho certeza que se não fosse por ele não continuaria escutando nada em italiano. Confesso que da primeira vez eu torci o nariz porque não estamos acostumados à escutar o italiano. Até comentei com alguém que a música ia bem até o o cara começar a cantar, que parecia trilha de Terra Nostra. Mas felizmente mudei de idéia, após se habituar com o italiano percebemos que o que importa é a música. Destaque para Impressioni di Settembre.
Outra opção da mesma banda: Per um Amico (1972)


Banco Del Mutuo Soccorso – Darwin (1972)

Melhor disco disparado desse outro pilar do Rock Progressivo Italiano. Riqueza instrumental, muitas variações, vocais muito bom, faixas longas e curtas de excelente qualidade. Prestem atenção na letra da música L'Evoluzione que é o destaque do disco. Fala do surgimento, devido a presença de energia e altas temperaturas, do primeiro filamento que conseguia se reproduzir. Quem disse que rock não é fonte de conhecimento.
Outra opção da mesma banda: In Sono Nato Libero (1973)


Eloy – Ocean (1977)

Para diversificar as nacionalidades da minha lista colocarei um banda alemã que certamente está entre as melhores bandas de Rock Progressivo. A sonoridade dessa banda remete muito à Pink Floyd e Genesis. Isso não quer dizer que quem gosta dessas bandas tem que gostar de Eloy, o que estou querendo dizer que o tipo de som é bem semelhante. Esse disco possui poucas músicas (4), porém com longas durações e consegue fazer com a história contada, com ligação à assuntos sobre Atlântida, seja muito bem passada.
Outra opção da mesma banda: Power and the Passion (1975)

No comments: